
Nesta última terça-feira (28), na sala 59 do bloco “C”, ocorreu a Assembleia Geral dos/as estudantes do curso de Psicologia da Uninorte, na qual foram debatidas e aprovadas a fundação do Centro Acadêmico, a aprovação do estatuto e a eleição da primeira diretoria. O processo foi conduzido de forma democrática e participativa, com a presença de estudantes de Psicologia, coordenação do curso e militantes do Movimento por uma Universidade Popular (MUP), do Movimento por uma Escola Popular (MEP) e da Unidade Classista (UC) — movimentos comprometidos com a construção do poder popular.
A nova gestão, batizada de Gestão Nascente, tem à frente o camarada Ellay Aragão, militante da União da Juventude Comunista (UJC), que assumiu a presidência do Centro Acadêmico de Psicologia da Uninorte (CAPU) com o compromisso de fortalecer a representação estudantil e construir uma psicologia crítica, popular e comprometida com a transformação social.
Uma diretoria com representação de diferentes períodos o CAPU representa mais um passo importante na luta por uma Universidade Popular, critica e emancipadora, um projeto que busca romper com o modelo elitista e excludente imposto pelo capitalismo. A presença do MUP, do MEP e da UC nesse processo reafirma a importância da organização política da juventude e da classe trabalhadora como instrumento de resistência e transformação, colocando o movimento estudantil novamente no caminho das grandes lutas do povo brasileiro. A Gestão Nascente surge com a tarefa de unir, mobilizar e formar novas consciências críticas, contribuindo para que a universidade se torne um verdadeiro espaço de emancipação e construção do poder popular.